Ouvidores da Saúde participam de capacitação com o CVV

Geral
Typography

CURITIBA - PR - BRASIL - Servidores da Ouvidoria Geral da Saúde e integrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) tiveram uma roda de conversa na quarta-feira (28). O objetivo foi compartilhar experiências e auxiliar os ouvidores a qualificar atendimento aos usuários. Participaram os servidores da Ouvidoria Geral da Saúde, Ouvidoria da Regional de Saúde, de hospitais próprios e consórcios de saúde pertencentes à 2ª Regional Metropolitana. A capacitação também foi transmitida por videoconferência para todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná.

Os profissionais da saúde receberam dicas sobre escuta e abordagem, além de aprenderam métodos de atendimento focados em três atitudes básicas: ter empatia, ser congruente e acreditar que o ser humano possui potencial para o desenvolvimento, sem julgamentos.

O ouvidor geral da Saúde, Yohhan Garcia de Souza, explica que a parceria com o CVV é mais uma forma de aumentar a divulgação da Ouvidoria do SUS. Ou seja, caso os voluntários do CVV percebam que o cidadão encontrou alguma dificuldade em tratamentos poderão orientá-los a procurar a Ouvidoria do SUS. Em contrapartida a Ouvidoria do SUS poderá indicar ao cidadão os atendimentos. “Foi muito construtivo ter este momento de troca de experiências entre profissionais tão diferentes, mas que trabalham com o mesmo objetivo, que é dar apoio ao cidadão”, fala Yohhan.

PONTE

A Ouvidoria da Saúde é a ponte que liga a instituição pública e a população, como um Instrumento de gestão onde o usuário pode registrar gratuita e anonimamente denúncias, reclamações, sugestões, solicitações de informações e elogios. Desde o início do ano já foram registradas mais de 25 mil demandas. Desde 2013, a Ouvidoria recebeu 15 declarações sobre tentativas de suicídio.

Atualmente o Estado do Paraná conta com 22 Ouvidorias Regionais, 18 Ouvidorias nos Hospitais Próprios, 25 nos Consórcios Intermunicipais de Saúde, 58 em Hospitais Contratualizados e 382 ouvidorias municipais. Você pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral pelo telefone 0800 644 44 14 ou por este site.

CVV

Em atuação desde 1962, o Centro de Valorização da Vida possui cerca de 70 funcionários somente em Curitiba e mais de 2.500 espalhados por todo o Brasil. Mais de 8 mil atendimentos são realizados por dia pelo número 188, além do telefone, o atendimento também pode ser feito via e-mail, ou pelo chat no site do Centro.

Paralelo aos atendimentos acontecem também os programas de Prevenção ao Suicídio e o CVV Comunidade, onde os voluntários vão até escolas, empresas e locais que solicitam o seu atendimento para dar cursos e palestras aos agentes e funcionários. Além disso, o Centro também possui o Grupo de Apoio a Sobreviventes ao Suicídio (GASS) com encontros presenciais duas vezes ao mês com pessoas que conviveram com alguém que se suicidou, ou tinha essa vontade e desistiu. A cada 45 minutos acontece um suicídio no Brasil, por isso o Centro funciona 24h por dia, atendendo todos os tipos de pessoas, das mais diversas idades. Para entrar em contato, basta discar 188 ou acessar o site www.cvv.org.br.

Fonte : AEN - PR
Foto : Divulgação SESA

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Siga-nos nas Mídias Sociais