Vídeos em destaque
-
FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ - BRASIL - O Parque tecnológico de Itaipu - PTI, comemora 15 anos de atividades atuando na vanguarda da promoção do desenvolvimento sustentável da região. Através de ações nos campos da educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, o PTI se tornou importante mecanismo da Itaipu Binacional, maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.
-
A Iguassu Decor foi a maior Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo da Tríplice Fronteira, organizada e promovida pela Mostra Sul, empresa sediada em Joinville. A Iguassu Decor foi o segundo evento do gênero realizado pela Mostra Sul e a escolha de Foz do Iguaçu foi estratégica por estar localizada no extremo Oeste do Paraná e fazer divisa com Ciudad del Este no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina.
Fator de preponderante importância foi a diversidade de etnias, representada por imigrantes de mais de 80 nacionalidades, que elegeram a Cidade das Cataratas como seu lar. Além disso, Foz do Iguaçu é o segundo maior destino turístico do Brasil e, com seus cerca de 260 mil habitantes, recebe com muito carinho os mais de 2,5 milhões de turistas que para cá se dirigem anualmente.
A Iguasu Decor criou corpo e identidade em uma residência de três pavimentos e e área total construída de 1.150 metros quadrados divididos em 38 ambientes , assinados por 55 profissionais.
-
FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ - BRASIL - As palestras e os cursos realizados durante as 14 edições do Latinoware – Congresso Latino-Americana de Software Livre – já incentivaram a abertura de empresas, desenvolvimento de programas e criação de aplicativos, mas uma oficina de robótica em 2014, foi especial. Ela inspirou um grupo de professores de Cascavel, cidade a 140 quilômetros de Foz do Iguaçu, a contribuir com o desempenho escolar de centenas de alunos da Escola Municipal Aloys João Mann. Eles criaram o projeto Robótica Aloys, que através da robótica ensina matérias tradicionais como matemática e até português.
Ele começou com a proposta de melhorar a frequência dos alunos nas aulas de reforço, mas acabou sendo incluído na grade curricular. “Precisávamos aumentar a participação e o interesse nas aulas, além de estimular o aprendizado. Lembramos da oficina de robótica do Latinoware e resolvemos colocá-la em pratica. E deu certo”, contou o instrutor Thiago Sodré.
E este ano, um grupo de 16 estudantes beneficiados pelo Robótica Aloys veio ao Latinoware para conhecer onde tudo começou. “Desde que comecei a participar das atividades de robóticas, passei a gostar mais das aulas, até, das de matemática. Agora só tiro 100”, contou Mirian Alves, de 10 anos. Opinião semelhante é de Pedro Bica, também de 10 anos. A gente aprende brincando. Conseguimos dar vida a coisas do nosso dia a dia”, disse. A última invenção, foi uma espécie de trator, chamado de taturana, controlado por um aplicativo de celular. “É como se fosse um carrinho de controle remoto, mas muito mais moderno e, o melhor, feito por mim”, contou o garoto.
Segundo Sodré, as notas deles não melhoraram por acaso. A robótica, ciência e técnica da concepção, construção e utilização de robôs, estimula o calculo, a lógica e a memória a curto, médio e a longo prazo. Até aprimora o desenho da letra, pois de maneira implícita é possível fazer links com diversos conteúdos programáticos. “Durante a atividade não preciso dizer, vamos estudar geometria, mas conseguimos falar das figuras geométricas. Estudamos física, quando testamos os conectores elétricos”, concluiu.
Reportagem: Abilene Rodrigues - PTI
-
-