FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ - BRASIL - Se no ano passado o Natal de Foz de Iguaçu encantou moradores e turistas, prepare-se para uma festividade natalina ainda mais surpreendente neste ano. Serão nada menos que 200 atrações, entre autos de Natal e apresentações artísticas, que incluem o show de Michel Teló no Gramadão da Vila A de Itaipu. A festa começa já nesta sexta-feira (7), às 19h30min, na Praça da Paz, com a apresentação do espetáculo “Fábrica Mágica do Papai Noel”, a chegada do Bom Velhinho e um show de fogos de artifício que vai encantar o público.
Será então iluminada a Praça da Paz, decorada com uma árvore de luzes de 15 metros de altura, com o Túnel de Luz e a Vila do Noel. No Gramadão, todas as árvores naturais no entorno do espaço receberão luzes, seguindo a mesma composição natalina da cidade que ficará muito mais iluminada agora em 2018. Próximo ao palco da Concha Acústica estão sendo erguidas três árvores de Natal, uma de 15 metros e outras duas menores, de nove metros, garantindo uma atração à parte.
Haverá transporte de graça de alguns pontos da cidade para a praça da Paz. Todas as noites serão levadas 200 pessoas desses locais até a festa principal.
Lançamento
O lançamento do Natal de Foz foi nesta quarta-feira (5), com um café da manhã para a imprensa, oferecido pelo prefeito Chico Brasileiro e pela secretária municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo Lima, uma das responsáveis pela organização da festa, que conta com apoio da Itaipu Binacional e de outras instituições. O diretor administrativo de Itaipu, João Pereira, representou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, na coletiva.
Para João Pereira, o Natal de Foz vai trazer ainda mais turistas para Itaipu, que tem uma relação especial com o município, onde está localizada. “O evento também traz mídia positiva para quem vai participar e que, com certeza, vai querer voltar à região”.
Durante a entrevista, o prefeito considerou maldosas as críticas feitas aos recursos aplicados na festa natalina. “Outras cidades gastam muito mais”, enfatizou. Segundo Chico Brasileiro, a festa é um "investimento", que movimenta a economia, atrai turistas e estimula uma série de atividades comerciais. Ele também afirmou que o dinheiro do Natal não foi tirado de nenhuma outra verba. São rubricas diferentes. “Por isso, fomos atrás de mais apoio”, completou.
Chico Brasileiro agradeceu o apoio da Itaipu Binacional, "não só pela festa de Natal, mas por tudo que a empresa tem feito pelo município". Segundo ele, nunca o município havia recebido tantos aportes de Itaipu. E listou uma série de benfeitorias como, por exemplo, as obras de revitalização da área florestal onde passa o Arroio Jupirá, na entrada da Vila A. O recurso e a obra são de responsabilidade da Itaipu.
O presidente da Fundação Cultural de Foz, Juca Rodrigues, também afirmou que o custo da festa representa "um investimento em pessoas, na economia da cidade". E disse que "a ideia de expandir a festa é para que os turistas tenham orgulho de nossa cidade, assim como nós temos".
O presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Quadros, afirmou que no ano passado, "a população ficou maravilhada com a festa, e neste ano vai ficar ainda mais". E completou que é um dever da Câmara apoiar o evento, "que é um trabalho coletivo".
Rosa Maria Jeronymo Lima disse que o Natal de Foz não pode ser um ato apenas do poder público, mas de toda a sociedade. Segundo ela, é uma festa que "veio para ficar, para sempre". Um legado para as próximas gestões. E o protagonismo deve ser da prefeitura. Ela também destacou o apoio da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu, que considerou fundamentais para a realização do evento, e lembrou que neste ano foram procurados mais parceiros, o que permitiu ampliar a programação.
Fonte: Agência Municipal de Notícias FI
Foto: Divulgação PMFI