FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ - BRASIL - O prefeito Chico Brasileiro anunciou, na manhã de hoje, 03, o funcionamento do novo sistema eletrônico para abertura de empresas em Foz do Iguaçu. Durante a solenidade, Brasileiro destacou que a medida faz parte de uma série de ações do atual governo para tornar mais transparente e com menos burocracia os serviços aos cidadãos.
"Estamos criando um novo conceito em Foz do Iguaçu destravando serviços essenciais e tornando os serviços mais transparentes. Adotamos ações, em conjunto com os setores envolvidos, e uma delas é o novo sistema eletrônico de abertura de empresas, o que vai tornar o processo mais rápido para os profissionais do setor e favorável par futuros investimentos", avaliou Brasileiro.
O prefeito ainda lembrou que no setor turístico também foi adotada uma ação para desburocratizar os procedimentos para realização de eventos na cidade. Na semana passada, Chico Brasileirou assinou um novo decreto.
"As cidades que mais se desenvolvem hoje, são aquelas mais desburocráticas e transparentes, e Foz do Iguaçu está seguindo neste caminho. Nosso destino se tornou mais atraente dentro do turismo de eventos com o novo decreto que simplifica a realização de feiras, congressos, shows, entre outros em nossa cidade", explicou.
Agilidade
O novo sistema eletrônico, que faz parte de uma das ações do DESTRAVAFOZ, um dos projetos do programa FOZDESENVOLVE, vai permitir a abertura de empresas de baixo risco em até 48 horas. Ao mesmo tempo, o empresário também receberá autorização para emitir notas fiscais aos serviços prestados. Anteriormente o pedido para emissão de nota fiscal era feito separadamente em outro procedimento.
Com o processo totalmente eletrônico, e uma entrada única de dados, além também de estar integrado a REDESIM, a prefeitura passa até acesso as informações sobre abertura de empresas no momento em que o interessado iniciar a formalização na Junta Comercial.
Os documentos apresentados nesta primeira etapa já estarão disponíveis na base de dados da prefeitura, eliminando, por exemplo, a necessidade de novas cópias.
"A mudança era um anseio das instituições dentro do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM) desde 2009. Em junho deste ano, após estudos e diálogo entre servidores e profissionais da área, o prefeito assumiu o compromisso para a entrega do novo sistema em dezembro", disse a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Salete Horst.
O sistema entra em operação em fase de testes já nesta segunda, 03. Durante os primeiros dias, a prefeitura vai realizar o treinamento de servidores e tirar dúvidas de profissionais contábeis. O funcionamento definitivo vai ocorrer a partir do dia 10.
Melhor ambiente de negócios
O secretário de Fazenda, Ney Patrício, destacou que mais mudanças serão realizadas para melhorar o ambiente de negócios em Foz. Ele disse que as ações são um compromisso do Governo Chico Brasileiro com um importante segmento que movimenta a economia local.
" A próxima etapa inclui alterações na legislação. Precisamos aperfeiçoar nossas leis para criar um ambiente de negócios favorável. O Governo Chico Brasileiro tem o compromisso de incentivar novos empreendimentos na cidade, dentre eles as micro e pequenas empresas, que hoje representam 80% dos negócios de baixo risco no município", afirmou Ney Patrício.
O novo sistema teve a participação de servidores das secretarias de Fazenda, Administração e Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e também profissionais da área na Câmara Técnica de Desburocratização, ligada ao Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM), além do SEBRAE.
"O sistema marca a entrega de um dos trabalhos do programa DESTRAVAFOZ, que é pensado em melhorar o ambiente de negócios, trazendo reais condições para que as empresas para que possam exandir, gerar mais riquezas, enfim, desenvolver o ciclo da economia possa funcionar da melhor maneira", finalizou o consultor local do Sebrae, Luiz Marcelo Padilha.
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito, Nilton Bobato, o presidente da Câmara Municipal, Rogério Quadros, os secretários, Gilmar Piolla (Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estragtégicos), Evandro Ferreira (Tecnologia da Informação), Rosa Maria Jeronymo (Direitos Humanos), o presidente do Codefoz, Mario Camargo, representantes do Sincofoz, SESCAP, Comtur e Sebrae.
Fonte: Agência Municipal de Notícias FI
Foto: Christian Rizzi