FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ - BRASIL - Neste sábado (1º), Foz do Iguaçu integrará a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele, no Dezembro Laranja. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Secretaria Municipal de Saúde coordena as atividades. As ações acontecem no Centro de Especialidades Médicas (Av. Paraná) das 8 às 15 horas e contam com a participação de médicos dermatologistas da rede municipal para consultas de avaliação de lesões de pele, prevenção, procedimentos de crioterapia, e encaminhamentos de casos suspeitos a tratamento de referência.
Ao todo, 300 senhas serão distribuídas até as 12 horas. “A recomendação é para que os interessados compareçam ao local até às 11 horas de sábado e garantam o atendimento, que seguirá até as 15h”, explicou a Diretoria da Assistência Especializada, Jassiara Morais.
Com o slogan “Se exponha, mas não se queime”, a campanha deste ano tem como principal objetivo trazer informações elucidativas sobre a importância da prevenção, para ajudar a deter altos índices do câncer, considerado o de maior incidência do país (33% dos casos). De acordo com a SBD, por ano, 196 mil casos de câncer de pele são registrados no país. Na cidade, os registros de casos são feitos no Hospital Costa Cavalcanti.
Características
O atendimento no sábado estará voltado a quem tem suspeita de câncer de pele, de acordo com o dermatologista Charles Nedel, mas qualquer pessoa pode aproveitar a iniciativa para sanar dúvidas. “Quem tem uma lesão que não cicatriza há mais de dois meses, ou verruga que mudou de cor, cresceu, ou modificou o tamanho, ou sangra ao menor contato, ou ainda pintas que surgem e vão crescendo rápido demais, também devem ficar atentos aos cuidados e diagnóstico”.
O médico alerta ainda que as medidas fotoprotetoras são as mais eficientes no combate à doença, como evitar exposição frequente e prolongada ao sol, além de buscar a correta identificação através de consulta ao médico para diagnóstico e tratamento.
Identificação
Os tipos mais comuns de câncer de pele são os carcinomas basocelulares (80%) e os espinocelulares (15%). O melanoma (5%) é o tipo mais agressivo de câncer da pele. A mortalidade por melanoma maiores de 1,2mm é de 60%. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.
Fonte: AMN - PMFI
Foto: Divulgação