CRAM promove ação cultural pelo fim da violência contra a mulher

Geral
Typography

FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ - BRASIL - “MUSAS: Do mito à realidade: uma exposição multicultural” reúne a produção de vinte artistas da região para refletir e romper com os silêncios históricos da violência contra as mulheres. O evento, que une poesia, artesanato, música e artes plásticas, acontece neste domingo, 02, no Tetris Container Hostel, na Vila Yolanda.

A ação cultural promovida pelo Cram – Centro de Referência e Atendimento à Mulher  em Situação de Violência – em parceria com a Empório Pomare e a Miracle Art Space integra a campanha “16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, ação global da ONU que acontece em mais de 150 países.

Em um ambiente marcado com as impressões femininas nas palavras e sons, nas formas, cores e na melodia, “MUSAS do mito à realidade” cria uma atmosfera mística que enaltece o protagonismo e a emancipação da mulher ante o silêncio das violências. Na mitologia grega, as musas eram consideradas entidades com a capacidade de inspirar a criação artística e científica.

Neste cenário que evoca o empoderamento feminino, as mulheres dão voz, vez e lugar para a arte expressar esse imaginário coletivo marcado por silêncios, desigualdades e também enfrentamentos às violências.

Seja na exposição de fotografia de Áurea Cunha, na poesia de Jeane Hanauer, na apresentação de voz e piano de Carol Ramalho e Bia Cyrino ou em Santinhas de Pano, de Daniela Valiente, a arte reflete em sua diversidade traços em comum: uma subjetividade feminina impregnada pelas vivências e percepções captadas em uma realidade ainda opressora e machista.

Campanha

A exposição é uma das atividades que integram a campanha pelo fim da violência contra a mulher em Foz do Iguaçu. A mobilização teve início no dia 20 de novembro e prossegue até dia 10 de dezembro com várias ações, dentre palestras, debates, blitz, e atrações culturais.

A campanha está sendo realizada pela Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, CRAM – Centro de Referência e atendimento à mulher em situação de violência – e Comissão da Mulher Advogada, e conta com uma rede de apoio composta por mais de 15 instituições, dentre Poder Público, Judiciário, Sindicatos, Representações da sociedade civil, Universidades e empresas.

Fonte: Agência de Notícias - PMFI
Foto: Divulgação

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Siga-nos nas Mídias Sociais